sábado, 6 de abril de 2013

Começam atividades do Parlamento Jovem de Capelinha

Com a participação de seis escolas e 36 jovens a cidade de Capelinha vai participar pela 4ª vez consecutiva do Parlamento Jovem. No último dia 20 de Março, a Câmara Municipal realizou oficialmente o lançamento do Parlamento Jovem 2013.


Com o tema “CIDADES SUSTENTÁVEIS – DESAFIOS PARA AS NOVAS GERAÇÕES”, o PJ deste ano será realizado pela Escola do Legislativo em parceria com Prefeitura municipal e as secretaria Municipais de Educação, Obras, Transporte, Meio Ambiente e Agricultura além de outros.

Conheça mais sobre o Parlamento Jovem

PJ Minas tem duas etapas: a primeira, com duração de 6 meses, nos diversos municípios participantes, e a segunda, durante dois dias, na ALMG, em Belo Horizonte. Nos municípios, os alunos são preparados para a discussão do tema, a produção das propostas e a participação no Parlamento, através de atividades de formação política e de capacitação no tema em debate.

Participam de oficinas nas escolas, cujos conteúdos versam sobre teoria democrática, organização do Estado e cidadania participativa. Realizam também visitas técnicas às câmaras municipais locais e a instituições ligadas ao tema e participam de debates com especialistas. O apoio técnico da ALMG, PUC e da Câmara Municipal de Capelinha na orientação e no levantamento de conteúdos e fontes confiáveis de pesquisa complementam a formação. 

As propostas elaboradas e priorizadas pelos estudantes em cada município são base para os trabalhos no Parlamento Jovem de Minas – etapa estadual. Nas Câmaras Municipais, com a presença dos estudantes de todas as escolas participantes, acontecem sessões de discussão e votação das propostas que representarão o município na etapa estadual e dos alunos que virão defendê-las. Concluído o processo municipal, cada Câmara encaminha para a Escola do Legislativo da Assembléia as propostas aprovadas de sua cidade.

O corpo técnico da Assembléia organiza todas as propostas em um único documento que servirá de base para a nova rodada de discussão e votação que acontecerá na etapa estadual. Esse documento único, designado Documento Base, é, então, encaminhado às Câmaras para que os alunos tomem conhecimento de seu conteúdo e se preparem para a participação na etapa estadual do Parlamento Jovem. Da mesma forma que se dá no nível municipal, as propostas contidas no Documento Base são discutidas e trabalhadas na Assembleia.

Através de votação, definem-se quais delas farão parte do Documento Final do Parlamento Jovem de Minas que é encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG, instância do legislativo que exerce o papel de interface entre a sociedade e o Parlamento. É essa comissão que recebe o documento produzido pelo PJ e dá encaminhamento às propostas dentro do processo legislativo.

Para o cumprimento de todas essas atividades que estruturam o PJ, o trabalho dos monitores é fundamental. São eles quem desenvolvem os conteúdos das oficinas com os alunos e os auxiliam na produção das propostas legislativas, ou seja, os monitores formam os jovens para uma participação de qualidade no projeto. Também exercem o papel de interlocução entre as escolas e as Câmaras. Por isso, sua formação teórica e o desenvolvimento de conhecimentos relacionados ao funcionamento do Parlamento Jovem são tão importantes.

A Câmara tem o papel de auxiliar os monitores no trabalho que será desenvolvido nas escolas, organizando as atividades do projeto no município, através da elaboração de regulamento e calendário próprios. Também atua gerenciando cada momento da etapa municipal para o cumprimento do calendário do Parlamento Jovem de Minas, construído conjuntamente entre todas as Câmaras parceiras, a Escola do Legislativo e a PUC Minas.

Em 2013, o PJ Minas terá as redes sociais e boletim periódico para a troca de informações e a integração das Câmaras parceiras. A Escola do Legislativo e a PUC Minas darão apoio aos municípios durante todo o processo, mantendo espaço de diálogo e troca de informações.


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