quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Confira o documento final votado pelos participantes do PJ 2013 na Plenária Estadual na ALMG

DOCUMENTO FINAL

TEMA
CIDADES SUSTENTÁVEIS
DESAFIOS PARA AS NOVAS GERAÇÕES

SUBTEMA 1
Uso e Conservação da Água

1. Aumento da fiscalização, no Estado de Minas Gerais, relativa à manutenção das reservas nas áreas de nascente dos mananciais que abastecem os municípios, bem como implantação de áreas verdes, com vistas ao aumento da permeabilidade do solo em espaços urbanos, tanto públicos quanto privados; e obrigatoriedade de reserva, pelas edificações, de parte de sua área total para área verde, possibilitando a infiltração da água da chuva, como forma de prevenir enchentes e desastres do tipo.
2. Redução do IPTU para construções que tenham sistemas sustentáveis, tais como sistema coletor de água pluvial, placas solares, coleta seletiva, com fiscalização para garantir o cumprimento da lei.
3. Construção de aterros sanitários que atendam todos os municípios, mesmo que utilizados em conjunto, inclusive por meio de consórcios; recuperação ambiental dos locais onde funcionam os atuais lixões, visando a não contaminação dos lençóis freáticos; fiscalizando e observando a legislação ambiental, incluindo a capacitação dos funcionários.
4. Responsabilização, por parte do Estado de Minas Gerais e dos municípios, pela restauração, manutenção e tratamento das minas d’água, rios e córregos, por meio de parcerias e consórcios, através do programa Bolsa Verde, com trabalho de conscientização da população realizado por estudantes em espaços públicos, sendo que esses estudantes também plantariam árvores em regiões determinadas pelo estado.
5. Alteração da legislação vigente, tornando a água mineral um recurso hídrico e não um recurso mineral, sujeito a fiscalização pelo estado e por órgão competente (política de recursos hídricos).



SUBTEMA 2
Produção e Consumo


6. Fixação de limite máximo, de acordo com normas definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral-MG, para a produção e a distribuição de material de campanha eleitoral, com uso obrigatório de papel reciclado, de forma a se evitar o excesso de poluição visual, ambiental e sonora, sujeito a multa em caso de não cumprimento. O papel reciclado deve ser utilizado também em órgãos públicos, com exceção de documentos que necessitem ser impressos em papel virgem.
7. Criação de projeto em parceria com fabricantes e distribuidores, disponibilizando locais específicos em áreas urbanas e rurais, para coleta de lixo eletrônico a ser destinado de volta aos fabricantes para que estes possam descartá-los e reciclá-los de maneira correta.
8. Estudo das regiões do Estado de Minas Gerais para implantação e financiamento de energia alternativa limpa (fotovoltaica) nas vias públicas, sobretudo em avenidas e praças; incentivo ao seu uso também nos estabelecimentos privados, por meio da redução de impostos; compromisso pelo poder público de utilizar, na implantação de projetos urbanos, trabalhos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do município.
9. Implantação, nos municípios mineiros, do Índice de Desenvolvimento Sustentável – IDS –, tendo como referência o critério de pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH –, no qual seriam analisadas as condições de coleta seletiva e reciclagem, a poluição, o uso consciente da água e o uso de energia renovável; criação do Prêmio “Cidade Sustentável de Minas Gerais”, a ser conferido à cidade com o melhor programa de sustentabilidade, que receberia do governo estadual verba para ser utilizada nas áreas de saúde, educação e transporte.
10. Oferta de cursos de qualificação em reciclagem de óleo de cozinha e posterior criação de cooperativas que trabalhem com isso, favorecendo-as com coletas municipais periódicas, podendo o produto ser revendido.
11. Implementação, em áreas pertencentes aos municípios, de hortas e viveiros de mudas, cultivados com o uso de adubos orgânicos e compostagem, sendo cuidados por pessoas que estejam cumprindo penas alternativas (prestação de serviços comunitários) e egressos, com doação dos produtos a pessoas carentes que auxiliem na produção e cultivo, ou direcionados para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, ou para a geração de renda visando a manutenção da própria área.
12. Disponibilização para as escolas, pelo governo, de livros didáticos produzidos com papel reciclado, devendo os livros já utilizados serem recolhidos e reutilizados para a fabricação desses novos.
13. Redução de impostos sobre produtos sustentáveis, tendo em vista estimular a compra e venda desses produtos, a fim de gerar menos impacto ambiental e a diminuir a extração dos recursos naturais.

SUBTEMA 3
Gestão do Espaço Urbano e Rural

14. Priorização do uso, em vias urbanas, de calçamento que permita a infiltração de água no solo, como os calçamentos com bloquete, com vistas a diminuir a quantidade de água lançada nos bueiros e os riscos de alagamento, sendo que essa medida deve ser estendida aos proprietários particulares de lotes de terreno, se a, calçada for construída após a instituição da lei; e também a priorização em estradas que contenham grande área permeável ao redor, da utilização de asfalto que contenha pneus usados em sua composição, visto que o material é altamente impermeabilizante.
15. Estruturação e qualificação de serviços públicos em âmbito rural, nas áreas de saúde, educação, lazer e apoio à agricultura familiar, viabilizando o acesso e descongestionando os órgãos públicos das áreas urbanas, oferecendo cursos técnicos ligados a agricultura familiar, saúde, esporte e etc.
16. Manutenção de praças já existentes e criação de novas após a instalação da lei, utilizando matérias-primas ecologicamente corretas, visando a permeabilidade do solo, com ciclovias em cidades que sejam favoráveis à mobilidade, interligando as principais vias de acesso, promovendo segurança aos usuários.
17. Criação, pelo governo estadual, de grupos de estudos para viabilizar a implementação de usinas em aterros sanitários visando transformar o gás metano em energia elétrica.
18. Criação da Olimpíada Educação Consciente é Natureza Viva – Educonviva – na rede estadual de ensino. Todas as escolas estaduais trabalharão o desenvolvimento de projetos ambientais para implantar na escola, município ou estado. A primeira etapa aconteceria entre as escolas das cidades e as campeãs disputariam uma etapa estadual em Belo Horizonte. A escola vencedora ganharia uma bonificação do estado e os alunos vencedores ganhariam prêmios.


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