terça-feira, 26 de agosto de 2014

CAPELINHA REALIZOU PLENÁRIA FINAL DO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS.

Em reunião, realizada dia 30 de julho, os jovens selecionaram as propostas para apresentar na fase estadual do projeto.
Cidade de CAPELINHA (Vale do JEQUITINHONHA) realizou, na quarta feira (30/07/2014), a plenária final da etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas. Com a seguinte programação: A partir 18h30min, no plenário da Câmara Municipal (Rua José Pimenta de Figueiredo, 05, Centro). O tema escolhido para ser debatido na edição deste ano, a 14ª do projeto, foi ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA.
Durante o evento, os jovens participantes do Parlamento Jovem escolheram três propostas, dentre todas as sugeridas, cada relacionada a um subtema. São eles: "Direito ao envelhecimento com qualidade de vida", "Promoção de Convivência Intergeracional” e " Protagonismo Social e Político". Além da seleção das propostas, foram eleitas três estudantes que vão representar a cidade na fase estadual do projeto, que será realizada em Belo Horizonte, nos dias 30 e 31 de outubro.
Antes da plenária final da fase municipal, os participantes realizaram oficinas e encontros periódicos em que foram discutidos, além do tema central desta edição do Parlamento, assuntos relacionados à participação política e cidadania.
O Parlamento Jovem – O projeto é uma parceria da ALMG com a PUC Minas e Câmaras Municipais de 27 cidades mineiras. Ele pretende estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente o Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
Além disso, o Parlamento Jovem tem como outros objetivos o incentivo ao envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e a formação de um espaço para vivência em situações de estudos, debates e negociações com respeito às diferentes opiniões.

ALUNAS ELEITAS:
 
Amanda Sampaio de Oliveira
Josiane Rodrigues dos santos
Maria Alice Batista
Kariny P. de Azevedo


PROPOSTAS APROVADAS
Sub tema: Direito ao Envelhecimento com Qualidade de Vida
• Garantir em todas as unidades de saúde, atendimento com profissionais especializados nas áreas de geriatria e gerontologia social.

Sub tema: Protagonismo Social e Político
• Incentivo financeiro, pelo governo do estado para os Conselhos Municipais de Idosos efetivarem trabalhos de divulgação do Estatuto do Idoso.

Sub tema: Promoção da Convivência Intergeracional

• Ampliação dos programas culturais desenvolvidos pelo Estado que garantam a realização de eventos e projetos dentro do programa nos municípios no mínimo a cada 02 ( dois) meses, com garantia orçamentária existentes para o desenvolvimento de atividades que promovam a interação entre jovens e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário