segunda-feira, 20 de maio de 2013

Oficina do PJ realizou palestra com o responsável pela Estação de Tratamento de Água da Copasa de Capelinha


Dando ínicio aos estudos sobre o sub tema ‘’Uso e Conservação da Água’’, a monitora Carol Sampaio convidou João Antônio (responsável pela Estação de Tratamento de Água da Copasa de Capelinha) para falar sobre os processos que são realizados numa ETA e esclarecer dúvidas dos alunos dentro do assunto abordado no 1º EIXO: ''MANANCIAIS QUE SERVEM A LOCALIDADE OU A REGIÃO E PRINCIPAIS USOS OUTORGADOS''. Este eixo é mais prático e voltado para discutir o abastecimento de água do município.




A intenção é despertar nos alunos as seguinta indagações:
Você conhece os recursos hídricos utilizados na sua região?
Você tem conhecimento sobre a qualidade desses recursos, se estão, ou não, poluídos? Você conhece alguma ação para combater a sua poluição, tanto nas proximidades das calhas de rios (como projetos de revegetação de margens), quanto ao longo da bacia? No seu município ou região há alguma ação para a despoluição, como a implantação de estações de tratamento de esgotos – ETEs?

A oficina foi de muito proveito, houve muitas perguntas e discussões em relação as redes de esgotos, proteção de nascentes, poluição dos rios, córregos e sobre o que o poder público juntamente com a Copasa poderiam estar fazendo para reverter algumas situações.




















Lei Federal nº 9.433, de 1997

 A Lei Federal nº 9.433, de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, estabelece que a água é um bem de domínio público, recurso natural limitado e dotado de valor econômico. Em situações de escassez, seu uso prioritário é o consumo humano e “matar a sede” de animais. Essa lei estabelece, ainda, que a utilização desse recurso (inclusive abastecimento público) nas diversas atividades humanas está sujeito à outorga (autorização administrativa) pelo Poder Público, que deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas, garantindo seu acesso a toda a população. O tema da água tem estreita relação com abastecimento público, saúde e meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário